Realizado com o apoio das secretarias de Cultura dos nove estados que integram o Consórcio Nordeste, o projeto itinerante Cena Nordeste chega ao Piauí nos dias 2 e 3 de agosto, no Theatro 4 de Setembro. Ao longo dos dois dias, a programação contará com mostras integradas envolvendo artes visuais, audiovisual, teatro, dança, circo, cultura popular, música e forró.
A iniciativa visa proporcionar um intercâmbio cultural que reúne, a cada edição, expressões de arte e cultura dos nove estados, promovendo o acesso à cultura na região.
O Piauí é o quarto estado a receber o festival e, segundo o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, o Cena Nordeste é uma oportunidade única para celebrar a rica diversidade cultural da região. “Estamos entusiasmados em receber o festival aqui no Piauí e proporcionar aos nossos cidadãos um evento de tamanha relevância cultural. É um momento de troca, aprendizado e valorização das nossas tradições e talentos regionais”, pontuou o secretário.
Após a capital piauiense, os encontros do Cena Nordeste Festival serão realizados em Olinda (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).
Primeiro dia
A abertura oficial do evento será, às 17h30 do dia 2 de agosto, com a apresentação de Écore Nascimento no Theatro 4 de Setembro, seguida do espetáculo de dança “Maria Bonita” do grupo Redemoinho de Dança.
Entre as atrações musicais do primeiro dia, no Espaço Cultural Osório Júnior, o festival terá Célia Sampaio (Maranhão), às 19h30, em seguida vem Forró com Cascabulho (Pernambuco), às 21h, e fechando a noite, Florais da Terra Quente (Piauí), às 22h30.
“Ainda na programação do primeiro dia, teremos às 14h o Graffite Coletivo (Ceará), Feira de Artesanato Mestre Dezinho, com apresentações culturais do Grupo Afro Cultural Coisa de Nêgo e Belezas do Carimbô (Grupo Afro Cultural Ylu Ayê) na Galeria do Clube dos Diários e, às 16h, a Mostra Audiovisual + Mesa-Redonda (Sergipe) no Teatro Torquato Neto”, diz o secretário.
Programação do segundo dia:
– 9h – Conhecendo a cultura e tradição do Estado do Piauí com a participação do Grupo Vagão no Polo Cerâmico Poty Velho e Encontro dos Rios;
– 15h – Graffite Coletivo (Ceará) na Galeria do Clube dos Diários, Feira de Artesanato Mestre Dezinho com apresentações culturais do Bumba Meu Boi Dominador da Ilha e do Balé Folclórico do Piauí.
– 16h – Grupo Clows de Quinta – Espetáculo Rádio Salsichinha (Alagoas), Theatro 4 de Setembro;
– 17h – Grupo Coletivo Tanz – Espetáculo de Dança Terreiro Envergado (Paraíba), Theatro 4 de Setembro;
– 18h30 – Fulanas Cia de Circo – Espetáculo Clássicas (Bahia);
– 19h30 – Sarminina (Piauí), Espaço Cultural Osório Jr;
– 20h30 – Congos de Combate (Rio Grande do Norte) no Espaço Cultural Osório Jr;
– 21h30 – Validuaté (Piauí), Espaço Cultural Osório Jr.
A programação completa está disponível em nosso perfil do Instagram @cenanordestefestival.