
foto: reprodução
Em Teresina, a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) está realizando um atendimento especial, por meio do programa Moradia para Todos, garantindo a ampliação e adaptação da residência de uma família que precisa receber a filha em tratamento de saúde com home care.
A jovem, que hoje é adolescente, enfrenta complicações de saúde causadas por sequelas de uma meningite adquirida ainda bebê. Ela está internada em um hospital da capital para tratar uma pneumonia e só poderá voltar para casa com a estrutura adequada para os cuidados intensivos exigidos por seu quadro clínico, como o uso de equipamentos médicos e acompanhamento periódico de profissionais de saúde.
A mãe da jovem, a dona de casa Diana Pereira da Silva, moradora do bairro Porto do Centro, na zona Leste da capital, relata com emoção o alívio em receber o apoio. “Para mim é uma felicidade saber que vou poder adaptar minha casa e voltar para lá com minha filha, porque nesses últimos tempos nossa casa tem sido o hospital. Sozinha não conseguiria fazer essa reforma. Agora tenho esperança de dias melhores,” disse.
Nesta modalidade do Moradia para Todos, o programa funciona de forma simples e eficiente: o recurso é liberado diretamente para a família, que compra os materiais de construção e contrata mão de obra para executar o serviço. Tudo isso com acompanhamento da equipe da ADH, que fornece orientações sobre o que precisa ser executado. Após a conclusão, os servidores da agência fazem uma visita para verificar se a obra foi realizada corretamente e ajudam na prestação de contas.
Para o diretor da ADH, Igor Neri, esse atendimento representa o verdadeiro propósito do programa. “Mais do que construir ou reformar casas, o nosso compromisso é com a dignidade das pessoas. Neste caso, estamos ajudando uma jovem a sair do hospital e retornar para o lar, com toda a estrutura necessária para o seu cuidado. Isso é política habitacional que transforma vidas,” destacou.
Com a reforma, o imóvel será adaptado com acessos mais amplos, como troca de todas as portas e construção de um banheiro acessível com mais segurança para toda a família. A iniciativa reforça o papel social da ADH e do Governo do Piauí em promover moradia digna com olhar humano e sensível às diferentes realidades das famílias piauienses.