
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí alcançou um marco expressivo nos três primeiros meses de 2025: foram exportadas 475,6 toneladas de cera de carnaúba, volume que representa 66,05% de tudo o que foi enviado ao exterior em todo o ano de 2024. A produção é da indústria Agrocera, instalada dentro do parque industrial da ZPE piauiense.
Os embarques realizados entre janeiro e março deste ano já superam, em ritmo, o desempenho do ano anterior, quando as exportações só começaram no final de abril e fecharam o ano de 2024 com um total de 720 toneladas de produtos industrializados enviados ao mercado internacional.
Os principais destinos da cera de carnaúba exportada pela Agrocera foram Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Estados Unidos, Bélgica e Japão. Os produtos saem prontos para o embarque em portos e aeroportos, já em trânsito internacional, através da Área de Despacho Aduaneiro da ZPE Piauí.
Segundo o presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto, os números refletem o acerto estratégico do projeto. “Em três meses de 2025, já alcançamos 66,05% de todas as exportações do ano passado e isso reflete, mais uma vez, a viabilidade dessa âncora de desenvolvimento que é a ZPE Piauí, um dos grandes projetos do governador Rafael Fonteles para inserir o Piauí de forma definitiva no comércio global”, afirmou.