Já está disponível na Netflix mais outra produção com um conteúdo ao qual vem sempre atualizando seu catálogo: documentários de investigação criminal.
Em “A Garota da Foto” temos a chocante, misteriosa e surpreendente história de uma moça achada morta numa rodovia. A partir daí são revelações impressionantes que aparecem em acelerada velocidade. Somos sempre surpreendidos sobra a capacidade humana para praticar o inimaginável.
Temos também o desaparecimento de uma criança (filho da mulher misteriosa) e o documentário expõe todo processo de investigação, assim como, personagens periféricos vão dando liga e fortalecendo a busca por respostas para o crime misterioso, a identidade dúbia da vítima e o sumiço da criança.
Um grande quebra-cabeça muito bem montado pela diretora Skye Borgman. Na história da ‘garota da foto’ nada é o que parece e tudo isso é muito bem explorado pela produção sem os excessos cometidos pelos programas de “true crimes” sensacionalista (muito comuns aqui no Brasil, principalmente na TV).
Além de uma responsável produção e evitando os exageros antiéticos desse gênero na televisão, o documentário propõe uma aula de jornalismo investigativo (não gosto desse termo, mas me submeto ao coro). Competência presente em poucos nesse ramo jornalístico.
O documentário acaba de estrear e é uma excelente fonte de pesquisa para jornalistas, sociólogos, psicólogos e documentaristas. Para além de tudo isso – e não é pouco – é uma produção imperdível para quem acompanha o gênero, além de ser muito envolvente. (HD)