Com o intuito de apresentar as ferramentas que tornam mais célere a prestação jurisdicional de magistrados e servidores, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio José Passos Galvão liderou uma comitiva que foi até a comarca de Esperantina. A visita aconteceu na tarde desta terça-feira (04).
As ferramentas DataCor, Ipê e Painel de Monitoramento de Litigâncias Predatórias foram desenvolvidas pelo Núcleo de Aceleração de Projetos e Inteligência Artificial da Corregedoria Geral da Justiça (NAPIA/CGJ) e apresentadas em Esperantina.
Para o desembargador-corregedor, a Justiça tem se tornado mais célere através da tecnologia: “No mundo contemporâneo, não podemos ficar alheios às novas tecnologias e a todas as possibilidades trazidas por elas. Estamos aplicando a tecnologia a serviço da Justiça e temos aproveitado as inovações tecnológicas, incentivado nossas equipes e trabalhado diuturnamente para oferecer uma Justiça mais rápida no primeiro grau”, destacou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão.
De acordo com o servidor do NAPIA, Sávio Carneiro, apresentar detalhadamente as ferramentas para magistrados e servidores possibilitará que eles não somente tenham domínio das plataformas, como também as apliquem no seu dia a dia: “Essas plataformas são desenvolvidas com um intuito de levar celeridade processual, ou seja, ao capacitarmos os servidores da comarca, o jurisdicionado sentirá o reflexo ao ter seus conflitos resolvidos de forma rápida”, frisou o servidor.
A juíza da comarca, Cássia Lage, pontuou que a difusão do conhecimento acerca das ferramentas possibilitará uma maior produtividade e impulsionará melhorias no prestação jurisdicional dos servidores em Esperantina: “Além de ter sido um momento de diálogo, em que expusemos as dificuldades da comarca, pudemos aprender mais sobre essas ferramentas que vão nos ajudar diariamente”, avaliou a magistrada.
Participam da comitiva o juiz auxiliar da Corregedoria, Thiago Brandão; a secretária da Corregedoria, Núbia Cordeiro; e os servidores Leandro Sampaio, Marianna Cabral e Mariana Lima.