O Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, localizado na zona Sudeste de Teresina, é referência quando se fala em educação de qualidade com seus estudantes conseguindo destaque em competições nacionais do conhecimento e aprovações para o ensino superior. Com a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023, liberados nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Educação, estudantes e profissionais da educação da escola contabilizam as primeiras aprovações e comemoram.
Samuel Vitor Alves Santos, aluno do CETI Didácio Silva, acordou cedo para conferir sua aprovação para o ensino superior. Samuel conquistou o 4º lugar de cotas para Engenharia Civil na Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto.
“É bem gratificante estar podendo colher os frutos que um dia eu plantei. Minha escola foi fundamental para minha aprovação. O acompanhamento dentro e fora da sala de aula, atendimento psicológico e acompanhamento no quesito conteúdo foram primordiais, principalmente pela pandemia que passamos, que foi muito difícil. Hoje pela manhã eu abri o site do SiSU e dei de cara com essa aprovação em quarto lugar para Engenharia Civil, um curso que sempre sonhei, fiquei muito feliz, compartilhei com minha mãe e ela chorou junto comigo. Fico sem palavras para expressar a felicidade desse momento”, enfatiza o estudante.
Além de Samuel, mais de 20 alunos do CETI já informaram à diretora, Tetê Castro, suas aprovações em instituições de ensino superior pelo SiSU, para diversos cursos.
“É resultado de muito empenho dos nossos estudantes. Também é um trabalho de conscientização, de motivação, para que eles acreditem no potencial. A gente sempre faz essa conversa com eles nas acolhidas, mostra que eles realmente são capazes. Também realizamos simulados, para que eles monitorem o desempenho, fizemos muitas revisões, além das oferecidas pelo Pré-Enem Seduc. Tem o projeto Redação Nota Mil, com nosso professor Erick, que também ajudou muito no desempenho dos nossos alunos na pontuação da redação, muitos alunos fizeram acima de 900 pontos”, observa a diretora.
A diretora da escola acrescenta que a escola aguarda muito mais aprovações, tanto nas próximas chamadas do SiSu, como no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) que abrirão suas inscrições nas próximas semanas.