Da Redação
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Escola de Governo da Secretaria da Administração (Sead), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), iniciou, nessa quinta-feira (22), as aulas de mais uma turma do curso básico do programa Entenda Minhas Mãos, ação de inclusão e capacitação de servidores dos órgãos estaduais na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O Entenda Minhas Mãos é realizado desde agosto do ano passado, já tendo capacitado servidores de diversos órgãos estaduais. O objetivo do projeto é que todos os órgãos da administração pública estadual tenham servidores aptos a se comunicar efetivamente em Libras.
Renata Couto, professora e coordenadora do projeto, explica que esta etapa do curso é destinada a servidores de órgãos não contemplados nas fases anteriores. “O projeto Entenda Minhas Mãos já está na terceira etapa, contemplando mais alguns órgãos e algumas secretarias, dentre eles, os servidores da recepção e do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen). Além desses, participam servidores da Diretoria de Unidade de Vigilância Sanitária (Divisa). As aulas estão sendo realizadas no auditório da Divisa, todas as quartas-feiras. Esse projeto vai contemplar e garantir acessibilidade às pessoas surdas”, explica a docente.
Após a conclusão do curso básico, os servidores podem se inscrever para turmas de nível intermediário e, posteriormente, avançado.