A plataforma Gov.pi Cidadão, lançada pelo Governo do Piauí, em setembro de 2023, portanto há um ano, permite o acesso a vários serviços públicos estaduais de forma virtual, rápida e segura. Dentro do sistema, a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) disponibiliza a emissão da Carteira de Identificação do Autista de forma digital, onde já foram beneficiadas mais de 2 mil pessoas. A identificação já existe no Piauí desde 2019, com a emissão da carteirinha impressa.
De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, essa plataforma é um instrumento que tem facilitado a vida das pessoas com deficiência e suas famílias. “A partir do lançamento do Gov.pi Cidadão, as solicitações desses benefícios podem ser feitas sem precisar sair de casa, permitindo mais acessibilidade, mais dignidade e mais conforto”, destaca o gestor.
A coordenadora da Carteira do Autista na Seid, Lidiane Marques, disse que as solicitações devem ser feitas dentro da plataforma, inclusive de usuários que moram em municípios do interior. “Todos os documentos devem ser digitalizados e anexados no site ou no aplicativo, para que possamos analisar os processos com mais facilidade, possibilitando um retorno mais rápido para a população”, declara a servidora.
A plataforma foi desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e tem o objetivo de tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil, onde os serviços podem ser acessados no tablet, no celular ou no computador, de forma fácil, ágil e segura. A população pode acessar o site pidigital.pi.gov.br, ou baixar o app Gov.pi Cidadão nas lojas de aplicativos do Google Play ou Apple Store.
Dentro do aplicativo, ou do site, a Seid também disponibiliza os serviços: Passe Livre Intermunicipal e Passe Livre Cultura.
Carteira de Identificação do Autista
A identificação assegura, no âmbito do Estado do Piauí, o atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de promover a inclusão social da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Como solicitar a Carteira do Autista Digital
– Baixe o aplicativo Gov.pi Cidadão ou entre no site: pidigital.pi.gov.br;
– Faça o login com os dados da pessoa autista por meio do ID Piauí ou gov.br;
– Clique em “SERVIÇOS” na aba inferior da tela;
– Selecione o órgão “SEID-PI” e clique em “SOLICITAR CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DO AUTISTA”;
– Clique em “ACESSAR O SERVIÇO DIGITAL”;
– Preencha corretamente os dados do beneficiário na primeira etapa e clique em “PRÓXIMO”;
– Preencha corretamente os dados de endereço na segunda etapa e clique em “PRÓXIMO”;
– Na terceira etapa, anexe os documentos escaneados em PDF:
- LAUDO MÉDICO (preenchido, assinado e carimbado pelo Neurologista ou Psiquiatra e o com CID do Autismo);
- RG ou CERTIDÃO DE NASCIMENTO;
- CPF;
- FOTO DIGITAL (em formato 3×4);
- RG do Responsável Legal (caso o autista seja menor de idade);
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA atualizado (o usuário obrigatoriamente deve residir no Estado do Piauí);
– Finalize a operação e aguarde seu processo ser analisado no prazo de 30 dias.
IMPORTANTE: os documentos anexados devem estar legíveis e compatíveis com os dados preenchidos no sistema.