fonte: da redação
O governador em exercício, Themístocles Filho, cumpriu agenda em diversos ministérios em Brasília, nesta quinta-feira (30). Ao lado do secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, do deputado federal Florentino Neto e do deputado estadual Felipe Sampaio, Themístocles Filho esteve com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar sobre a criação de um hospital universitário no município de Parnaíba.
“Tratamos com o ministro Camilo a viabilidade de criar um hospital universitário para a Universidade Federal do Delta do Parnaíba. E prontamente ele nos ouviu e pediu ao reitor da universidade uma solicitação formal para que ele e sua equipe possam analisar essa demanda. Nossa bancada federal, junto ao Governo do Estado, vai ajudar para que esse pleito seja atendido. Com certeza, será muito bom para a população dessa região”, explicou o governador.
De acordo com Themístocles, a expansão do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para mais 10 municípios do estado foi uma das pautas discutidas durante a audiência no Ministério de Educação.
“O governador Rafael já fez essa solicitação para criarmos mais 10 Institutos Federais no Piauí, incluindo a cidade de Teresina, com um campus do Instituto na zona Norte e outro na zona Sul. O ministro já nos garantiu essa viabilidade. Isso é bom para o desenvolvimento dos jovens do nosso estado”, pontuou.
Ainda em Brasília, o governador foi recebido pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, ao lado do senador Marcelo Castro. “Nossa conversa com o ministro Renan foi para tratar sobre a conclusão dos 90 km que faltam da BR-222 no Piauí, e também sobre a construção de uma ponte que liga os municípios de Matias Olímpio, no Piauí, a Brejo, no Maranhão, além de cinco pequenas pontes entre Batalha e Piripiri. A BR-222 é uma rodovia que interliga os estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Pará. Falta pouco para a sua conclusão, o ministro e o senador Marcelo Castro já garantiram os recursos para que isso aconteça”, afirmou Themístocles Filho.
Reuniões nos Ministérios dos Esportes e no da Defesa também fizeram parte da agenda do governador em Brasília.