fonte: da redação
Na manhã desta quarta-feira (06), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Doenças Transmissíveis e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou uma Mostra de Cinema para os alunos do Colégio Liceu Piauiense. Essa foi a primeira ação das atividades previstas para a campanha Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização e prevenção sobre HIV e outras doenças transmissíveis.
Além da exibição de filmes informativos, foi realizada uma roda de conversa sobre ISTs, distribuição de material informativo e disponibilização de preservativos e de autotestes para HIV.
Os dados epidemiológicos apontam um crescimento no número de jovens de 15 a 20 anos com o vírus do HIV. A Sesapi levou a ação de conscientização para o ambiente escolar, onde grande parte do público dessa faixa etária se mostra presente.
“Temos essa parceria com a educação, pois entendemos que precisamos falar de saúde e prevenção de HIV e outras ISTs dentro de nossas escolas, para que se corte essa cadeia de transmissão que vem afetando nossos jovens. Além disso, queremos trazer informação qualificada, de como se prevenir e, caso venha a ser atingido por esse problema de saúde, como o nosso jovem deve proceder”, explica Cristiana Rocha, coordenadora estadual do Centro de Testagem e Aconselhamento.
Após a exibição dos filmes, foi feita uma roda de discussão com os alunos, em que eles puderam esclarecer dúvidas e receber orientações sobre as doenças, prevenção e cuidados.“Essa parceria reforça o retorno do programa saúde na escola, permitindo que nossos alunos tenham acesso a informações de qualidade que podem ajudá-los ao longo de suas vidas”, destaca João Henrique, técnico de ensino da Gerência de Ensino Médio da Seduc.
O acesso à informação de qualidade, como a que foi trabalhada junto aos adolescentes do colégio Liceu Piauiense na manhã desta quarta-feira, é um dos pontos principais no enfrentamento à cadeia de contaminação de ISTs.
“Momentos como esse permitem a chegada de informação de qualidade para esses jovens. Informações adequadas sobre prevenção e cuidados nesta fase de descobertas da vida dos nossos jovens permite, além de melhorar sua qualidade de vida, que eles se tornem distribuidores desse conhecimento, pois eles acabam levando essas informações para outras pessoas de fora do meio escolar”, fala a professora de geografia do colégio Liceu Piauiense, Clemilda Bandeira.