Da Redação
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) integra o processo de digitalização, segurança de dados, soluções tecnológicas, qualificação do atendimento e oferta de serviços do Governo do Piauí por meio da plataforma de serviços institucionais Gov.pi Cidadão. Com a ferramenta, o órgão passa a oferecer 15 modalidades relacionadas a veículos, habilitação e trânsito, de forma eficiente, eliminando a necessidade de deslocamento de pessoas e filas nos postos da capital e interior do estado.
Fundamentais para a população, as atividades do Detran, incluindo os de diversas secretarias e outras autarquias, foram incorporadas à ferramenta Gov.pi Cidadão, uma moderna plataforma de ampliação dos espaços de atendimento e oferta de mais de 50 serviços.
Como acessar?
A inovação tecnológica está disponível em aplicativo para celulares com sistema IOS e Android, além do site oficial (https://pidigital.pi.gov.br/app/catalog/list/transito-veiculos-e-habilitacao). Ao realizar o cadastro na plataforma, o usuário tem acesso ao passo a passo detalhado e facilitado para cada atividade, tanto para pessoa física como para pessoa jurídica.
Serviços do Detran no Gov.pi Cidadão:
1. Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
2. Emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID)
3. Solicitação de segunda via da CNH
4. Consulta de pontos da CNH
5. Agendamento de exames (médico, psicotécnico)
6. Emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
7. Transferência de propriedade de veículos
8. Notificação de venda de veículos
9. Consulta de débitos e multas
10. Emissão de certidões de veículos
11. Regularização de veículos com documentação pendente
12. Solicitação de placas especiais
13. Consulta de veículos roubados/furtados
14. Emissão de boletos para pagamento de taxas
15. Acompanhamento de processos relacionados ao Detran-PI
O governador Rafael Fonteles declarou que a plataforma chega para modernizar e desburocratizar os serviços públicos. A solução tecnológica utilizada é a mesma já implantada com sucesso no governo da Estônia. “Trata-se de uma revolução em facilidade e agilidade para a população resolver seus problemas junto aos diversos serviços públicos que nós ofertamos, sem precisar sair de casa”, declarou o gestor.
Para cada serviço, o usuário é informado também sobre o custo das taxas de serviço do órgão, disponibilizadas no próprio site ou aplicativo Gov.pi Cidadão. Além disso, é apresentado o nível de classificação do perfil de acesso necessário para cada serviço e os postos de atendimento presenciais do Detran Piauí no Estado.
ZAP do Detran
O 2º passo no Detran será dado com o lançamento de uma ferramenta exclusiva da autarquia: um Chatbot, estrutura para dispositivos móveis. Será uma espécie de “Zap do Detran”, pela qual o cidadão poderá acessar informações e serviços relacionados a veículos, CNH, consulta de débitos e multas, documentação, impressão de boletos, dentre outros, sem sair de casa.
“Vamos investir em solução tecnológica para melhorar as ações do órgão. Primeiro, integrar os serviços já existentes à estrutura própria, rápida e moderna do Detran, além da expansão das atividades pela plataforma do governo. É o maior processo de modernização do atendimento aos piauienses que procuram as ações do órgão”, declarou a diretora-geral do Detran, Luana Barradas.