A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), está capacitando, nesta sexta-feira (12), mais de 100 motoristas da rede estadual de saúde com curso de direção defensiva.
O objetivo é qualificar esses profissionais com conhecimentos e habilidades em pilotagem defensiva, essenciais para a segurança no trânsito, como explica a coordenadora da Escola Pública de Saúde, Jesus Dias.
“Nosso intuito é qualificar os motoristas da Sesapi, tanto de ambulâncias como dos carros, para lidar com possíveis problemas do dia a dia que possam surgir no trânsito, garantindo que eles conheçam e sigam as normas estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito”, disse.
Além de buscar a melhoria dos indicadores de acidentes de trânsito no Piauí, o projeto também visa a redução de internações e mortalidade por acidentes, promovendo continuamente ações educativas para um trânsito seguro. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado que atesta a sua qualificação em direção defensiva.
“Estes motoristas estão sendo capacitados sobre legislação de trânsito, psicologia aplicada e segurança no trânsito, primeiros socorros e direção defensiva. Esta ação reforça o compromisso da Sesapi com a segurança e a saúde dos profissionais que atuam no trânsito, contribuindo para um ambiente mais seguro e conscientizado”, destaca a diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Lilian Araújo.
Além do curso de direção defensiva, outros serviços serão oferecidos aos participantes pela Sesapi, incluindo atualização vacinal, exame oftalmológico, aferição de pressão e exame de glicemia. “A capacitação enfatiza a importância do respeito aos pedestres, às normas de velocidade, sinalização e conduta, elementos cruciais para tornar o trânsito mais seguro para todos”, lembra o superintendente de Gestão e Administração da Sesapi, Jônatas Melo.