Da Redação
Uma ação conjunta da Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos resultou na prisão de um indivíduo e na multa de R$ 1.010.500,00 à fazenda Bom Sucesso, localizada às margens da Lagoa do Portinho, em Parnaíba. A operação desmantelou um projeto de carcinicultura clandestina que ameaçava utilizar as águas de um dos principais cartão postal do estado.
O projeto, quase concluído, envolvia uma sofisticada bomba de sucção hidráulica, camuflada habilmente com pedaços de madeira. O tamanho da estrutura e dos tubos destinados à retirada da água impressionaram as autoridades. O caseiro, cuidador da fazenda, foi encaminhado à Central de Flagrantes para prestar esclarecimentos.
No local, o caseiro revelou que o proprietário da fazenda havia solicitado autorização para extrair água da Lagoa do Portinho, que chegou a secar completamente durante a severa estiagem em 2014. A polícia ambiental permanece alerta, prometendo agir caso a fazenda Bom Sucesso retorne às atividades ilegais. Uma ação decisiva para proteger nosso meio ambiente e preservar nossas preciosas paisagens.