Reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito até o ano de 2030. Essa é a meta do Governo do Piauí, através de um plano de ações que está sendo praticado por diferentes órgãos de competência estadual, dentre eles o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI). A meta foi proposta durante lançamento do Pacto pela Redução de Acidentes de Trânsito. A intenção é viabilizar, na prática, iniciativas nas áreas de educação, gestão, engenharia de tráfego e fiscalização.
Com essa motivação, desde o início da atual gestão, a equipe do órgão responsável pela malha rodoviária piauiense vem empenhando esforços para reduzir efetivamente o número de vítimas no trânsito. Através da utilização de dados qualificados para determinar pontos críticos para acidentes e identificação de fatores de risco, a equipe do DER realiza intervenções para prevenção de acidentes, além do reforço na sinalização de rodovias e investimentos em educação para o trânsito.
“De acordo com dados do Departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (Datasus) entre 2010 e 2022, verificou-se mais de 13 mil óbitos em decorrência de acidentes de trânsito no Piauí. Ao analisarmos esses dados por território de desenvolvimento, verificamos que, em números absolutos, a maioria dos óbitos ocorreu no Território Entre Rios, aproximadamente 4.200 do total. Mediante essa constatação, temos realizado diversas intervenções neste território, priorizando os acessos à capital, tendo em vista que Teresina concentra a maioria dos casos de acidentes de trânsito. Podemos citar intervenções nas PI´s 112 (Teresina – União), 113 (Teresina – José de Freitas), 130 (Teresina – Palmeirais), 221, 231 e 360, que somam mais de 600 km em obras”, ressaltou o diretor-geral do DER, Leonardo Sobral.