Da Redação
Equipes da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) realizaram, na semana passada, uma visita técnica ao município de Luís Correia com o objetivo de analisar a situação e apoiar no enfrentamento e gerenciamento de riscos e desastres.
Segundo a coordenadora do Projeto Defesa Civil na Escola, Valdite Leão, a Sedec busca atuar com respostas rápidas e eficientes em defesa das comunidades afetadas. “Visitamos as áreas de risco, analisamos in loco os danos humanos, ambientais e materiais causados pelos alagamentos das fortes chuvas, fizemos registros e o grupo de técnicos e engenheiros fizeram uma análise da situação no município”, relata.
Valdite elenca, ainda, uma série de ações que estão sendo realizadas pela Defesa Civil. “Nós já definimos e organizamos algumas medidas, como o levantamento das áreas de riscos, adoção de equipes de sobreaviso no município para qualquer emergência, utilização de carros pipa, orientações com os órgãos de saúde a respeito das endemias, levantamento de vulnerabilidade de risco das famílias afetadas, dentre outras ações. A nossa expectativa é que com a união de esforços possamos minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança da população”, conclui.
Gabinete de Crise
Está em vigência, desde 2023, pelo Governo do Piauí, um gabinete de crise para adoção de medidas emergenciais em relação as fortes chuvas que afetam o estado. O objetivo é efetivar ações de prevenção, antecipação aos riscos e resolução da crise instituída devido aos alagamentos e inundações, bem como adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.
O grupo, composto pelas secretarias de Governo, da Defesa Civil, da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), da Infraestrutura (Seinfra) e o Corpo de Bombeiros Militar se reúne sempre que ocorrem transtornos à população e ao exercício de atividades socioeconômicas, em uma ou mais regiões do estado em consequência das chuvas e enchentes.