A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) fortaleceram uma importante parceria para a realização de ações estratégicas e emergenciais no combate às queimadas e incêndios. A Sedec apresentou seus serviços e compartilhou informações sobre monitoramento e ações de prevenção e resposta, como a construção de um Plano de Combate a Incêndios e Queimadas.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, trata-se de uma importante parceria, onde o Ministério Público se propôs a acompanhar a Defesa Civil em ações educativas para o combate às queimadas em centros florestais.
“Para a Defesa Civil é muito importante essa aproximação, porque o Ministério Público tem uma atuação muito forte em temas que são de competência da Defesa Civil, sobretudo a esfera ambiental, da segurança, da saúde pública. A Defesa civil pôde compartilhar informações importantes sobre monitoramento, mas também sobre as construções que estão sendo feitas para tornar mais eficiente as ações de prevenção, resposta e combate a queimadas, dentre elas, a construção do nosso Plano de Combate a Incêndios e Queimadas”, disse o diretor.
De acordo com Werton Costa, o Ministério Público se colocou à disposição para subsidiar a construção desse plano com informações e participar ativamente do processo de acompanhamento das ações da Defesa Estadual.
A reunião contou com a participação da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Defesa do Meio Ambiente do MPPI (CAOMA), Áurea Emília Bezerra.