Da Redação
A Defensoria Pública está levando a campanha Dignidade Menstrual, que arrecada absorventes e ítens de higiene para doar a pessoas que vivem nas ruas, para dentro da 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi). As doações podem ser levadas até o domingo (16) para o Stand da Defensoria, no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí.
A Campanha Dignidade Menstrual faz parte do projeto “Sororidade nas Ruas”, idealizado e coordenado pela defensora pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro, coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi). O projeto tem por objetivo contribuir com a dignidade e elevação da autoestima das pessoas que vivem nas ruas. A entrega do material arrecadado é feita por um grupo de 40 voluntários(as) e ocorre a cada 15 dias, sendo realizada no Centro de Teresina durante os fins de semana, o que facilita a identificação e contato das pessoas a serem beneficiadas.
Ana Clara Castro diz que a arrecadação de produtos de higiene pessoal é uma forma de dar visibilidade à realidade da pobreza menstrual, levando um pouco de dignidade para as pessoas por ela atingidas. “O projeto “Sororidade nas Ruas” busca combater a pobreza menstrual. A questão da saúde íntima ainda é vista como um tabu e os dados apontam que pessoas em situação de rua quando menstruam chegam a usar miolo de pão, plásticos, panos sujos ou absorventes doados por mais de dois ciclos, desencadeando quadros de infecções e doenças. Assim, aproveitamos o espaço do Salipi, onde normalmente é significativo o fluxo de pessoas para realizar novamente essa arrecadação. Os absorventes, assim como os ítens de higiene que possam ser doados, fazem uma enorme diferença na vida das pessoas que estão nas ruas. Esperamos que a Campanha seja bem recebida pelo público do Salipi e que muitos possam colaborar”, afirma.