O turismo do Piauí está em alta e uma das maiores operadoras do Brasil, a CVC, incluiu a Serra da Capivara, um dos destinos arqueológicos mais importantes do mundo, em seu roteiro. A região, conhecida por abrigar pinturas rupestres milenares, é um verdadeiro Patrimônio da Humanidade e atrai turistas interessados tanto na história quanto na sua beleza natural.
A campanha intitulada “CVC ME LEVA – Serra da Capivara” oferece pacotes terrestres para o ano de 2025 com saídas de São Raimundo Nonato (PI) e Petrolina (PE), com roteiros de cinco dias que incluem hospedagem, deslocamentos, passeios guiados pelo Parque Nacional da Serra da Capivara, visitas a sítios arqueológicos e trilhas que revelam as paisagens exuberantes da caatinga. Os interessados no pacote devem acessar o site oficial da operadora.
O secretário de Estado do Turismo do Piauí, José Neto Monteiro, comemora o lançamento dos novos pacotes e destaca a importância da Serra da Capivara no cenário turístico brasileiro.
“A chegada da CVC com esses pacotes representa uma oportunidade para fortalecer o turismo na região, gerando mais visibilidade e desenvolvimento sustentável para o Piauí. Queremos que mais brasileiros e estrangeiros possam descobrir as nossas riquezas e essa parceria será fundamental para isso”, frisa o gestor.
A Analista de Negociação da CVC, Luziane Silva, reforça que o Piauí tem se empenhado em promover sua rica cultura e história, o que tem despertado o interesse de turistas.
“A procura pelo turismo cultural tem crescido de forma expressiva, motivada, principalmente, pelo interesse em ter experiências autênticas e fora dos destinos comuns. O Piauí vem trabalhando fortemente para promover a cultura e história do estado e a CVC está desenvolvendo uma série de produtos para atrair cada vez mais interessados em viajar para a região”, pontua a representante.
A Serra da Capivara, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, abriga uma das maiores concentrações de arte rupestre do mundo, com milhares de pinturas que retratam cenas do cotidiano de povos ancestrais. A oferta de novos pacotes turísticos promete aumentar ainda mais o fluxo de visitantes. Em 2023, o parque recebeu 36.732 pessoas, e de janeiro a setembro de 2024, já foram registrados 30.742 visitantes.