fonte: da redação
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí realizaram, nesta segunda-feira (22), a solenidade da aula inaugural do Curso de Formação para Soldados Bombeiros Militares, aprovados em concurso público realizado no dia 4 de junho de 2023.
Os alunos já matriculados e que tiveram bons rendimentos na “Semana Zero”, período inicial de adaptação, agora assistirão às aulas do curso de formação com duração de 900 horas, e que contará com algumas disciplinas como salvamento, combate e proteção contra incêndios, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de fundamentos de direito militar.
Durante o evento, que aconteceu no auditório do Tribunal do Júri do Piauí, estiveram presentes algumas autoridades como o Delegado Matheus Zanatta, representando o Secretário de Segurança; Coronel RR Francisco Barbosa da Mota, ex-Comandante-Geral do CBMEPI, que participou da solenidade enquanto palestrante; o Secretário de Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto; e o Coronel Costa Lima, Subcomandante-Geral da Polícia Militar. Também estiveram presentes os instrutores da “Semana Zero”, além do Coronel José Rêgo, Comandante-Geral do CBMEPI e o Subcomandante-Geral da Instituição, Coronel José Veloso.
“Estamos vivendo um momento histórico. Esse é o maior concurso já realizado na trajetória do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e essa solenidade de aula inaugural com novos homens e mulheres que farão parte da corporação, representa tudo isso. Através do Governo do Estado, recebemos importantes investimentos, cerca de R$ 25 milhões que puderam ser destinados ao melhoramento de infraestrutura, equipamentos e reforço de efetivo. Em breve, estaremos inaugurando novas unidades do CBMEPI em municípios como Esperantina, Bom Jesus, Valença, Corrente e Uruçuí.
Ainda de acordo com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Coronel José Rêgo, a previsão é de que o curso de formação seja finalizado até o fim de maio deste ano, momento de preparação para a convocação da segunda turma aprovada em concurso público.