fonte: da redação
Com a proposta de fortalecer as competências e habilidades da redação dissertativa-argumentativa entre os estudantes da 3ª série do ensino médio, a 17ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em Paulistana (PI), promoveu o Concurso de Redação “Esse Ano o 1.000 vem”. O concurso premiou os três estudantes com melhores desempenhos e seus respectivos professores, que fizeram o trabalho de preparação e orientação durante o ano.
Na primeira etapa do concurso, os estudantes da 3ª Série do ensino médio de 13 escolas jurisdicionadas à 17ª GRE participaram de uma seletiva. Cada escola elegeu uma redação para representar a instituição para a segunda etapa do concurso. Os vencedores da competição foram os estudantes Raí de Sousa Miranda, da Unidade Escolar Celestino Filho, e Emanuel de Carvalho Rodrigues, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulistana, que obtiveram 960 pontos. Em segundo lugar ficou a estudante Hildevânia Rodrigues da Mata, que obteve 920 pontos.
O tema do concurso foi “A inteligência artificial e os impactos sociais na contemporaneidade”. O texto dissertativo-argumentativo, exigido na competição, seguiu o mesmo padrão esperado pelos avaliadores no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dentre outras exigências, a redação deve demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema com uma proposta de intervenção que se adeque aos direitos humanos.
“Esse concurso foi mais um treinamento para as provas do Enem, eu achei o tema pertinente e atual. Com certeza, contribuiu para a nossa preparação. Durante o ano todo, fizemos muitas redações. Agradeço ao professor Jairo pelos ensinamentos. Espero que a minha nota no Enem seja boa. Meu desejo é cursar Ciências Contábeis no ensino superior”, conta o estudante Emanuel de Carvalho Rodrigues, do Ceti Paulistana.
Ao longo do ano inteiro, a Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) promoveu uma série de ações para fortalecer a preparação dos estudantes piauienses para o Enem e outros vestibulares, principalmente por meio do Novo Pré-Enem Seduc.
“O Novo Pré-Enem Seduc é o maior programa de inclusão universitária e foi formatado com diversas ações inéditas, com muito trabalho dos nossos gestores e professores e muita dedicação e disciplina dos nossos estudantes. O time da Seduc acredita muito nos estudantes piauienses”, reforçou o secretário da Educação, Washington Bandeira.