Da redação
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, fez um balanço das ações realizadas pela PM-PI ao longo de 2023, durante entrevista, nesta terça-feira (5).
Descentralização da Patrulha Maria da Penha para todo o estado; distribuição de novas viaturas e motocicletas; aquisição de mais um helicóptero; nomeação de mais de mil policiais e intensificação do policiamento na capital e no interior, foram as principais ações desenvolvidas pela corporação este ano no estado.
O comandante enfatizou ainda, os resultados positivos obtidos durante as operações Fim de Ano e Silêncio e Paz. O coronel adiantou durante a entrevista, que irá lançar no dia 18 deste mês, a “Operação Boas Festas de Segurança”, ação que irá fortalecer a segurança em todo o Piauí, sobretudo em áreas comerciais. Segundo Scheiwann Lopes, cerca de 350 novos policiais militares, através do estágio operacional do Curso de Formação de Soldados (CFSD), irão reforçar a operação.
“No dia 15 deste mês, encerraremos as aulas regulares da última turma do CFSD, e os alunos serão incluídos no estágio operacional e reforço do policiamento para as festas de final de ano. E no dia 18, lançaremos a Operação Boas Festas de Segurança na capital e no interior”, destacou o comandante.
Ações no litoral piauiense
“Nós implantamos o ciclopatrulhamento e agora vamos colocar também o policiamento fluvial por que é uma necessidade da região, pois precisamos percorrer essa malha fluvial para garantir a segurança do nosso litoral. E vamos implantar ainda em dezembro deste ano, uma base do BOPAer em Parnaíba, que vai funcionar a partir de janeiro de 2024, com o reforço do helicóptero recém adquirido pela corporação que é o Colibri”, frisou Scheiwann Lopes.
A previsão era concluir a descentralização da Patrulha Maria da Penha para todo o estado no início de 2024, no entanto, o coronel Scheiwann explica que essa meta será antecipada para o dia 27 de dezembro deste ano.
“Há um ano, tínhamos a Patrulha Maria da Penha apenas em Teresina e em Parnaíba. Agora, resolvemos descentralizar ainda mais. Com esses novos homens e mulheres que irão servir a corporação e com a aquisição de novas viaturas, nós iremos implantar a Patrulha Maria da Penha para todas as regiões do estado”, finalizou o comandante.