fonte: da redação
A Polícia Militar do Piauí realiza, neste sábado (18), a solenidade Cívico-Militar Alusiva ao Dia da Bandeira no Quartel do Comando-Geral, localizado no bairro Cristo Rei, na zona Sul de Teresina. O momento contará com desfiles, concessão de diplomas de Amigo da Polícia Militar e diplomas de Honra ao Mérito, além de promoções de Oficiais e Praças da PM.
A cerimônia acontecerá a partir das 19 horas. De acordo com o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, a data celebra o símbolo máximo da pátria.
“A bandeira representa toda uma pátria, aonde tem a bandeira do Brasil, tem a representatividade da ordem e do progresso. Às polícias militares competem o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo fardado. E nosso foco hoje é justamente a prevenção. A elevação da sensação de segurança pela presença das forças policiais no estado”, disse.
Na ocasião, mais de 50 oficiais de praças serão promovidos. Para o Comandante-Geral, o momento marca mais uma etapa de progressão de carreira dos profissionais, que se dedicam diariamente no exercício da profissão. As promoções ocorrem pelos critérios de antiguidade e merecimento.
“É a valorização profissional que o governo do Estado, sob a pessoa do governador Rafael Fonteles e do nosso secretário Chico Lucas têm feito para a PM”, frisa Scheiwann Lopes.
A lista completa dos agraciados com os diplomas, além dos oficiais e praças promovidos, você pode conferir na íntegra no site http://www.pm.pi.gov.br/.
Dia da Bandeira
O Dia da Bandeira foi estabelecido apenas quatro dias após a Proclamação da República, datada de 15 de novembro de 1889, por meio do Decreto-Lei nº 4, em reverência a este símbolo nacional tão significativo. Assim, celebrado especificamente em 19 de novembro, representa mais um elemento marcante na consolidação da identidade do Brasil.