fonte: da redação
Nesta quarta-feira(20), acontece a blitz ambiental na BR 343, em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal. Com o objetivo de conscientizar a população, o Instituto Socioambiental Cabar realiza um evento no local alertando os motoristas sobre a possível presença de animais silvestres na pista. Além disso, está sendo distribuída mudas de plantas e panfletos educativos com o Art. da Lei de Crimes Ambientais.
Animais na pista apresentam um grande risco para os motoristas, por isso a importância da atenção no trânsito e no final do ano, com o período chuvoso e férias escolares a conscientização precisa ser redobrada.
Com o apoio da PRF o instituto realiza a entrega de panfletos aos carros abordados e orienta os condutores. A Maria Jaqueline, presidente do Instituto Socioambiental Cabar, fala que no período de dezembro os riscos de acidentes são maiores.
“Sempre nesse tempo chuvoso que coincide coma época de férias e que infelizmente o condutor acaba chocando esse período com acidentes destes animais na BR-343, então o Cabar resolveu realizar esse evento para alertar o condutor que tem animal silvestre na pista”, comenta.
A Semar participa da ação dando apoio ao Instituto. A diretora de conservação de biodiversidade da Semar, Jurema Chaves, comenta sobre a importância da conscientização.
“É uma ação de grande importância, de conscientização da população para proteção e defesa das faunas silvestres, principalmente nas rodovias, neste período de dezembro onde o fluxo de carros aumenta, é importante parar os carros para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais silvestres e obedecerem a sinalização e limite de velocidade”.