fonte: da redação
Jadson Gibson descobriu que os estudos de ciência, vistos em sala, estão bem próximos da sua realidade. Ele fez parte de um grupo de estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Pires de Castro que participaram da atividade “Ciências na Praça”, realizada, nessa quarta-feira (8), na Praça Rio Branco no Centro de Teresina.
Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento faz parte da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Piauí, que visa expor à comunidade trabalhos científicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No CETI Professor Pires de Castro, uma turma de 50 estudantes da primeira e segunda série do ensino médio estiveram na praça tirando dúvidas e curiosidades. Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Maria Modestina Bezerra também estiveram presentes nas atividades do evento “Ciência na Praça”.
Aluno da 1ª série no ensino médio, Jadson Gibson, relatou que não imaginava a ciência tão próxima do seu cotidiano. “Aprendi que no meu quintal existe ciência. Tive contato com árvores petrificadas de aproximadamente 300 mil anos e saber isto me possibilita um novo olhar para a natureza. (No evento) Ampliei meu conhecimento sobre a importância da sustentabilidade e sua relação com a ciência e, principalmente, com a vida”, comentou.
De acordo com o professor Manoel Sousa Medeiros, que leciona a disciplina “Projeto de Vida na escola”, esta aproximação com a prática é fundamental para uma melhor assimilação do conteúdo proposto
“Eles viram de perto os fósseis, as reações químicas e, principalmente, a sustentabilidade e sua relação direta com a manutenção da vida. Foi enriquecedor, pois percebi nos meus alunos os olhares de curiosidade sobre o que foi apresentado na feira, como se fosse uma nova janela que foi aberta”, disse o professor.
A escola de tempo integral tem apresentado projetos que estimulam curiosidade científica nos estudantes, como explica a gestora escolar Francisca Luzimar Nunes Bezerra.
“Incentivamos a participação dos estudantes nas aulas de campo, previstas no nosso plano político pedagógico. Temos outras experiências dos nossos alunos visitando parques nacionais, em ambientes de preservação e nas feiras de livros. Então, a escola está sempre promovendo eventos para alinhar a teoria vistas em sala com as práticas”, informou a gestora.
A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem como objetivo disseminar as conquistas da ciência e tecnologia para a comunidade piauiense. As áreas propostas abordam tópicos desde a história e a química até a biologia e a matemática.
O secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, ressalta a importância do modelo da escola de tempo integral para aproximar o estudante à vivência acadêmica e científica. “Uma das vantagens do ensino de tempo integral está em oportunizar aos estudantes o contato com a inovação e a colaboração no campo da ciência e tecnologia. É positiva a experiência dos nossos alunos em feiras e espaços de divulgação científica para que o conhecimento visto em sala de aula esteja no cotidiano dos alunos”, comentou.