Da Redação
O Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas (CAAV) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) realizou, nesta sexta-feira (10), uma mobilização preventiva acerca da autoproteção no carnaval, no Fórum Cível e Criminal de Teresina. Na ocasião, foram distribuídos cartazes e panfletos informativos à população.
“Por lidarmos diariamente com pessoas que foram vítimas de diferentes danos, seja moral, físico, psicológico ou patrimonial, é de suma importância a orientação e conscientização acerca de alguns cuidados que podemos tomar para nos autoproteger. Devemos sempre estar atentos, principalmente neste período carnavalesco”, explica Girlene Neco, servidora do Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas (CAAV) de Teresina.
Girlene também destaca que cuidados com bebidas alcoólicas, grandes multidões e lugares afastados são formas de prevenir futuros danos que podem vir a ocorrer: “A nossa ideia é que todos possam se divertir e descansar nesse carnaval, com segurança e proteção. Nós sabemos que a vítima nunca tem culpa. O dano é sempre de responsabilidade de quem o causou. Mesmo assim, é importante ressaltar estratégias de prevenção”, afirma a servidora.
O Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas (CAAV) de Teresina está localizado no prédio histórico do TJPI, no bairro Cabral e disponibiliza atendimento especializado com equipe multiprofissional a vítimas de crimes e/ou atos infracionais, de segunda a sexta, das 08 às 14h.
Para casos de urgência no período festivo, os telefones de emergência são: 147 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar), 192 (Ambulância), 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Com informações da Ascom TJ-PI