O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Parnaíba realizou palestra com o objetivo de apresentar e divulgar o “Projeto (A)gosto do Pai – Afetividade Efetiva: Criando Laços“, como parte da programação da I Jornada de Disseminação da Cultura da Paz de Parnaíba. O evento celebra o aniversário de cinco anos da implantação do Cejusc na comarca.
A palestra, ministrada pelo juiz e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (NUPEMEC/TJ-PI), Virgílio Madeira Martins Filho, e pela servidora do TJ-PI e doutoura em Educação e especialista em mediação de conflitos, Maria Gessi Leila Medeiros, teve participação especial de professores da Gerência Regional de Educação de Parnaíba.
O (A)gosto do Pai é um projeto que aposta nos métodos consensuais como mecanismo adequado para a resolução de conflitos, ao viabilizar a manutenção e/ou restabelecimento do diálogo nas relações familiares, favorecendo a dignidade da pessoa humana ao possibilitar o acesso ao exame genético e ao reconhecimento da paternidade, além de efetivamente diminuir o tempo de duração do processo nos casos que necessitam de exame genético.
“Esse projeto é de grande importância para os jurisdicionados parnaibanos, pois viabiliza o programa de reconhecimento da paternidade junto a profissionais que trabalham com crianças, adolescentes e jovens, a exemplo dos professores, equipe gestora e equipe multiprofissional da rede estadual de educação, como também junto a professores e estudantes de faculdades e universidades”, destaca Gemma Galganni, secretária do NUPEMEC.
A programação contou também com o lançamento da campanha “Amor de Pai: Exercendo a Paternidade Responsável”, pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), representado pelo promotor de justiça Vando da Silva Marques. O lançamento contou com a apresentação de uma cartilha, que tem como intuito levar à sociedade em geral e, principalmente, aos pais informações relevantes acerca do exercício da paternidade responsável.