O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoveu, nos dias 9 e 10 de agosto, um treinamento de psicomotricidade para os profissionais que atuam na Reabilitação Intelectual (RHI) e equipe de psicologia infantil. A iniciativa faz parte do compromisso contínuo do Ceir em aprimorar a capacitação de sua equipe multidisciplinar.
“Na Reabilitação Intelectual, atendemos pacientes com microcefalia, deficiência intelectual, síndrome de Down e transtorno do espectro autista. Nosso atendimento é multidisciplinar, contando com psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. A psicomotricidade é uma ciência que colabora com a compreensão de como o organismo se organiza em termos motores, funcionais e psíquicos para o movimento, o caminhar, e a motricidade fina, como a escrita. Esse treinamento é fundamental para que nossa equipe possa oferecer um atendimento ainda mais qualificado aos nossos pacientes”, destacou Maria Andréia Marques, gerente da Reabilitação Intelectual do Ceir.
O treinamento aconteceu em duas etapas e foi conduzido por César Soromenho, psicólogo, neuropsicólogo e psicomotricista. No primeiro dia, foi abordada a teoria da psicomotricidade, explicando os conceitos fundamentais e como eles se aplicam no desenvolvimento motor e psíquico dos pacientes.
“A partir da avaliação de fatores psicomotores como tonicidade, equilibração, lateralidade, noção de corpo, orientação espacial e temporal, e praxias globais e finas, estabelecemos um perfil psicomotor e uma linha de base de desenvolvimento para cada paciente. Isso nos permite adaptar as estratégias terapêuticas conforme as necessidades individuais, preparando o corpo para novas aprendizagens”, explicou.
Já no segundo dia, o foco foi a prática, onde a equipe teve a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em atividades terapêuticas. Soromenho destacou a importância de trabalhar conceitos como hipotonia e hipertonia, que estão relacionados ao tônus muscular e são fundamentais para o desenvolvimento psicomotor.
“Se um paciente tem dificuldades de equilibração, por exemplo, é necessário fortalecer o tônus muscular para melhorar essa habilidade e, consequentemente, facilitar a aquisição de outras competências, como a grafomotricidade, crucial para a escrita”, acrescentou.