
Para garantir um atendimento eficiente aos foliões e reforçar a segurança durante as prévias carnavalescas e o período oficial do carnaval, o Corpo de Bombeiros está disponibilizando novas viaturas de resgate para atuação em Teresina e os principais polos de festividade do interior do Estado.
Seis novas ambulâncias foram incorporadas à frota nos primeiros meses de 2025, ampliando para nove o total de viaturas exclusivas para resgate e salvamento. Os veículos estarão estrategicamente distribuídos entre os grupamentos do interior e a capital, fortalecendo a capacidade de resposta da corporação em situações de emergência.
Com um investimento superior a R$ 1 milhão, somente para aquisição de ambulâncias de resgates, as novas viaturas é parte do compromisso da Secretaria da Segurança Pública do Piauí em garantir que todas as unidades do Corpo de Bombeiros estejam equipadas para atender à população, tanto em períodos festivos quanto ao longo do ano. Segundo o tenente Pedro Bento, nos últimos dois anos, a corporação teve um acréscimo de 80% no número de viaturas, incluindo modelos sedans, picapes e unidades de resgate (UR).
“As novas ambulâncias já estão servindo à capital e temos um cronograma pronto para resguardar a vida dos foliões em outras cidades, como Floriano, Parnaíba e Luís Correia. Além disso, nossas equipes estarão orientando a população com dicas de segurança para banhos em lagoas, barragens e piscinas”, destacou o tenente Pedro Bento.
Os veículos recém-adquiridos, modelos Ford Transit e Renault Master, são equipados com tecnologia de ponta e materiais de primeiros socorros modernos, garantindo um atendimento rápido e eficiente. As viaturas estão em operação nas cidades de Floriano, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Piripiri e Parnaíba, além de integrarem o novo grupamento que será implantado em Esperantina.
Mesmo com o reforço no interior do Estado, a sede do Corpo de Bombeiros em Teresina manterá seu funcionamento pleno, com efetivo disponível para atender às demais ocorrências de rotina. “Nossa Central 193 segue operando normalmente para atender a população teresinense. Apesar do deslocamento de equipes para os municípios que concentram maior fluxo de foliões, garantimos um atendimento eficiente durante todo o carnaval”, afirmou o capitão Linhares, subcomandante de resgate do Corpo de Bombeiros.