
O segundo dia da segunda fase do Pactos pelo Piauí, realizado nesta terça-feira (25), no Centro de Convenções de Teresina, teve como um dos destaques a apresentação do Pacto pela Gestão e Tecnologia. A iniciativa reúne um conjunto de soluções tecnológicas que podem ser adotadas pelos municípios com o objetivo de modernizar a administração pública, reduzir a burocracia e ampliar a eficiência dos serviços.
Durante o painel, o secretário de Inteligência Artificial e Economia Digital, André Macedo, realizou uma das apresentações e destacou que a transformação digital nos municípios passa pela capacitação dos servidores e pelo uso inteligente de ferramentas de IA. Ele explicou que o programa CapacitIA é uma das estratégias que vêm sendo adotadas pelo Estado para esse avanço.

“Estamos iniciando com a capacitação dos nossos servidores nas secretarias. O primeiro passo é desmistificar o que é a inteligência artificial, trazer esse conceito para a nossa realidade e colocar em prática o que já está disponível. O que queremos é que a IA seja usada para gerar tempo de qualidade para o servidor, permitindo que ele deixe de perder horas com burocracias e possa se dedicar a atividades que realmente contribuam para melhorar os serviços”, afirmou.
O painel também contou com a participação do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera; do secretário da Administração, Samuel Nascimento; e do secretário do Planejamento, Washington Bonfim. Todos reforçaram a importância da colaboração entre as diferentes esferas de governo para promover a transformação digital nas gestões municipais.
Sete pactos para fortalecer os municípios
Além do Pacto pela Gestão e Tecnologia, o programa Pactos pelo Piauí contempla outras seis frentes de atuação: Pacto pela Educação, Pacto pela Saúde, Pacto pela Segurança e Trânsito, Pacto pelas Crianças do Piauí, Pacto pelo Saneamento e Defesa Civil e Pacto pelo Meio Ambiente. Cada pacto oferece um conjunto de programas e serviços que podem ser implementados nos municípios, acompanhados de indicadores de desempenho e suporte técnico por parte do Estado.
A segunda fase do evento segue até o dia 26 de março e tem como objetivo consolidar parcerias entre o Governo do Estado e os 224 municípios piauienses. A programação inclui palestras, painéis, oficinas e a assinatura dos termos de adesão aos pactos e à Rede de Parcerias com o Governo Federal.
Para facilitar o acesso dos gestores municipais às soluções apresentadas, a Etipi, a Sead, a Seplan e a SIA montaram um estande conjunto no evento. No local, prefeitos, secretários e técnicos municipais podem conhecer ferramentas como o Orçamento Participativo Digital (OPA), o ponto de acesso público à internet (PAP) e as plataformas GOV.PI, além de discutir formas de implementar essas iniciativas em seus municípios.