
foto: reprodução
A meteorologia aponta para a chegada de um canal de umidade na região compreendida entre os Cerrados e a faixa sertaneja piauienses no período de 10 a 17 de abril, proporcionando chuva. A Diretoria de Adaptação e Mitigação da Defesa Civil ressalta que essa chuva deve cair em municípios que vêm sendo castigados pela estiagem (desde o ano passado) e pela “seca verde”.
Esse canal está se deslocando da Bahia para o sul do Piauí, ganhando força e deve se fortalecer nos próximos dias. “Ele deve provocar chuvas justamente na porção mais vulnerável do estado, que é o nosso Cerrado e a faixa sertaneja, e deve ficar ativo por cerca de três ou quatro dias”, explica Werton Costa, diretor de Adaptação e Mitigação da Defesa Civil.
As precipitações deverão ajudar na recuperação do pasto e no acúmulo de água em barreiros em alguns municípios, possibilitando alimento para os animais. Porém, não será suficiente para reverter o efeito da seca, que já atinge grande parte do Piauí. Ao todo, 129 municípios tiveram seus decretos de emergência reconhecidos pelo governo do Estado.
“Claro que as chuvas não vão ter o poder de reverter todo o ciclo da estiagem, mas elas vão, por exemplo, possibilitar o rebrote das gramíneas, a recuperação do pasto, a acumulação de alguma água em barreiro, que já vai servir para os animais. Ela é um alento no meio de um cenário de desolação”, afirmou.
Medidas de atendimento
Nesta terça-feira (8), o governador Rafael Fonteles lançou o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Piauí, que estabelece diretrizes e procedimentos para a gestão de riscos e desastres no estado. Em resposta à seca verde, o governo iniciou a Operação Carro-Pipa, com a liberação de mais de R$ 6 milhões para atender aos municípios afetados. Também estão sendo adotadas medidas de apoio à agricultura familiar, como o Seguro Safra, para auxiliar os agricultores que perderam suas colheitas.
Fonte: da redação