Da Redação, com informações da EBSH
A amamentação é o grande tema celebrado neste Agosto Dourado, mês inteiramente dedicado ao aleitamento materno. A campanha reforçando a assistência às mulheres nesse processo e trazendo esclarecimentos sobre a importância do leite materno.
A pediatra e neonatologista, Rosalina Ramos, coordenadora da Unidade Canguru e médica do Banco de Leite do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, explica que o leite humano é considerado “padrão ouro” na alimentação do bebê não só porque é superior a qualquer fórmula presente no mercado, mas é também personalizado, ou seja, a mãe produz um leite que muda sua composição a cada mamada e ao longo do dia, de acordo com as necessidades dos bebês. “Pesquisas científicas evidenciam cada vez mais os benefícios da amamentação para o bebê e a mãe. A presença de substâncias chamadas “bioativos” vão apresentar efeitos positivos em vários sistemas biológicos, como por exemplo, no sistema nervoso central, estimulando o desenvolvimento neuromotor e aprendizagem. No sistema imunológico, diminui os riscos de doenças alérgicas e protege contra várias infecções bacterianas e virais, incluindo a Covid 19 e a dengue”, revela.
A recomendação, explica a médica, é de que mãe e filho, estando saudáveis, possam ter contato com a amamentação o mais rápido possível, preferencialmente logo após o parto, durante a primeira hora conhecida como “hora de ouro”. “Essa prática traz vantagens reconhecidas da redução do risco de morte do bebê e fortalecimento do vínculo entre eles. Para a mulher, esse gesto ainda gera aumento da ocitocina, hormônio liberado durante a sucção do bebê, responsável também pelas contrações uterinas, diminuindo, assim, o risco de hemorragias. Além disso, o ato de amamentar apresenta, ainda, associação com menor taxa de câncer de mama, de ovários e de diabetes”, informa Rosalina.
Elias está todo satisfeito com sua refeição tão saborosa! Com apenas oito dias de nascido, é amamentado de forma exclusiva. Beatriz Alves, sua mãe, revela que esse é o momento mais precioso dos seus dias, de pleno contato com o filho e de poder estar colaborando com a sua nutrição. É com essa conscientização e sentimento que Beatriz afirma: “Estar amamentando o meu filho significa tudo para mim”.
Clique aqui e confira a matéria da TV Antares