
Militares do Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI) realizaram um treinamento abrangente de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio para servidores públicos lotados na Vice-Governadoria do estado e do Gabinete Militar, nesta terça-feira (25). O curso foi realizado em um Buffet, localizado na Rua Goiás, centro de Teresina.
O evento contou com a participação de dezenas de civis e militares destes dois órgãos e teve como objetivo capacitar os participantes para responder a situações de emergência de maneira eficaz e segura.
Durante quatro horas, os Tenentes Gilberto Sousa e Pedro Bento se dividiram, trazendo inúmeras informações tanto na parte prática quanto teórica, apresentando uma dinâmica bem mais atrativa para os participantes do curso.
Para o Tenente Gilberto, a metodologia utilizada é bastante eficaz para as pessoas que ainda não tinham um conhecimento mais aprofundado sobre esses temas.
O tenente, responsável pela área dos primeiros socorros, afirma que a turma se mostrou bastante focada durante as aulas. “Tivemos no nosso quadro de alunos, desde assessores, até militares e chefes de gabinetes, ambos participando ativamente de todos os módulos. A cada assunto que a gente lançava, eles respondiam ou questionavam com bastante atenção, mostrando a importância dada por todos os servidores dessas duas repartições”, destaca o tenente.
Os alunos tiveram a oportunidade de absorver questões voltadas para combate a Incêndio em edificações e abordagem de práticas e teorias nos módulos voltados para primeiros socorros.
O treinamento teve como principais objetivos a capacitação dos participantes em técnicas de primeiros socorros, incluindo ventilação boca a boca, controle de hemorragias e atendimento a engasgos, bem como ensinar métodos de prevenção e combate a incêndios, com foco na utilização correta de extintores e outros equipamentos de segurança.
Com uma larga experiência na área de combate a incêndio do setor de Engenharia dos Bombeiros Militares do Piauí, o Tenente Pedro Bento, também trouxe alguns equipamentos utilizados nestas situações e que durante a apresentação prenderam a atenção dos alunos.
“Sem dúvidas, estas pessoas poderão sair deste curso com uma noção mais clara sobre os riscos de incêndios e de como se portarem diante de situações que venham, porventura, um dia a acontecer. Além dos equipamentos, o mais importante que a gente repassa é que os servidores devam se precaver quanto a importância da segurança no ambiente de trabalho e em espaços públicos”, frisou Pedro Bento.
Visando uma maior aproximação com a sociedade em geral, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado mantém em seu calendário diversas atividades, voltadas para ações sociais e educacional e profissionalizante, levando assim metodologia da rotina dos Bombeiros, seja com cursos na própria sede do Quartel, como em empresas públicas ou privadas.