O 3º Sub Grupamento de Busca e Salvamento (3ºSGBM/1º GBM), do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, comandou um treinamento continuado para o resgate de vítimas em veículos e estruturas colapsadas nesta terça-feira (17). Um total de 15 membros da corporação, entre soldados, cabos e coronéis receberam a capacitação.
O curso foi ministrado pelo Cabo Jardel Abreu, instrutor certificado no Curso de Salvamento Veicular Leve-(CSVL), do Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba, e visa preparar os profissionais com novas técnicas de resgate para vítimas de acidentes de trânsito.
O instrutor do curso atua em resgates deste tipo e realiza treinamentos especializados para todos os Grupamentos do Estado.
“Sempre torcemos para que nossos soldados tenham um desempenho exemplar nesse tipo de situação, no entanto, o treinamento tem o objetivo atualizar nossas equipes quanto aos cuidados com o equipamento em si, e como o mesmo tem funções que requer atenção e muito preparo”, destacou Cabo Jardel Abreu, durante a demonstração.
O treinamento, que também faz parte da preparação do Corpo de Bombeiros para a atuação durante os meses de altas temperaturas quando as queimadas provocam fortes nuvens de fumaças em dezenas de estradas do Piauí, causando acidentes, é uma forma de atualizar os bombeiros militares que forem participar de ações de salvamento tanto nas estradas, quanto nas estruturas em colapso, como é caso de casas e prédios incendiados ou desabados.
“O nosso treinamento é voltado especificamente para o aparelho denominado Desencarcerador e o Kit de ferramentas. Este aparelho vai servir, principalmente, para o salvamento de pessoas que estão presas em ferragens. O curso de hoje aqui no Quartel , proporcionou inúmeras técnicas no sentido de trazer uma atualização de manuseio deste equipamento e as ferramentas do kit que sempre é utilizado em resgates deste tipo”, explica o instrutor do curso.
De acordo com o Cabo Jardel, a atualização também é necessária porque a estrutura dos carros fabricados nos últimos anos no Brasil vem mudando a cada ano.
“Agora temos esta ferramentas de muito mais potência para cortes mais precisos. A intenção é capacitar primeiramente estes 15 homens nesta fase, e posteriormente, capacitar outras turmas ao longo dos meses. Com as equipes melhores capacitadas, será possível atuarmos e, se necessário, retirarmos a possível vítima com mais facilidade do veículo, que a cada ano tem mudado as suas estruturas de lataria. Tudo isso visto no treino melhora o tempo de resgate”, explica o instrutor.
Somente nas últimas 72 horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) registrou 16 acidentes e três mortes nas rodovias piauienses. Desses acidentes, quando solicitado, os Bombeiros Militar do Piauí têm realizado com bastante êxito e rapidez nos resgates de busca e salvamento, além de auxílio em ocorrências a outros órgãos de trânsito municipais e federais.