As aulas da rede estadual do Piauí começaram, nesta segunda-feira (3), para cerca de 180 mil estudantes. Nos primeiros dias do ano letivo, as escolas realizam a Semana Presente, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para acolher os estudantes e mobilizar a comunidade escolar.
No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Raldir Cavalcante Bastos, na zona sudeste de Teresina, os estudantes foram recebidos com música e participaram de atividades na quadra poliesportiva. O evento incluiu uma mensagem de boas-vindas, oração, dinâmicas de apresentação e jogos cooperativos sobre inclusão e diversidade. Também foram distribuídos brindes e apresentado o regimento interno da escola.
O estudante Rodolfo Rodrigues Borges, do 9º ano do ensino fundamental, destacou a importância do acolhimento. “Estava ansioso para o início das aulas e gostei muito das dinâmicas. Quero aprimorar meus conhecimentos em Língua Portuguesa e Redação”, afirmou.
No Ceti Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, alunos da 1ª série do ensino médio foram recepcionados com uma ação de boas-vindas. O ex-aluno Antônio Sâmyo Miranda, hoje estudante de História na Universidade Federal do Piauí (UFPI), participou do evento e compartilhou sua trajetória acadêmica.
Em Bom Jesus, o Ceti Joaquim Parente organizou uma programação especial com apresentações de dança, jogos, palestras com psicólogos e reuniões com pais e professores. “O acolhimento é fundamental para um ambiente educativo saudável e seguro. Além disso, reduz o estresse e a ansiedade no período de adaptação”, afirmou a gestora da escola, Francisca Inês do Nascimento.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou que a Semana Presente mobiliza toda a rede estadual com atividades associadas à didática pedagógica. Ele destacou que, neste ano, todas as escolas da Seduc adotaram o modelo de educação em Tempo Integral. “O Piauí será o primeiro estado do país a implementar esse modelo em todas as escolas de Ensino Médio, integrado à Educação Profissional. É uma prioridade do governador Rafael Fonteles, que busca preparar os jovens para os desafios do futuro”, disse.
Além de passar mais tempo nas escolas, os estudantes também terão acesso a disciplinas como Inteligência Artificial, Robótica, Educação Financeira e Empreendedorismo. Além de cursos técnicos alinhados ao mercado de trabalho como: Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos, Marketing Digital, Turismo com ênfase em Empreendedorismo e Agropecuária.
As ações da Seduc incluem ainda monitorias, laboratório de redação, o programa Pré-Enem Seduc e preparação para olimpíadas do conhecimento.