Na madrugada desta quarta-feira (23), dois aviões colidiram durante manobras no pátio do Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina. Segundo informações do próprio aeroporto, as aeronaves envolvidas realizariam voos para Campinas (SP) e Brasília (DF), que foram cancelados devido ao incidente. Nenhum dos passageiros ou tripulantes ficou ferido.
O acidente ocorreu quando a ponta da asa de um avião da companhia Azul, que faria o voo para Campinas, tocou um dos estabilizadores da aeronave da Gol, que seguiria para Brasília. Ambas as aeronaves estavam no solo durante o procedimento de taxiamento.
“Já tínhamos embarcado, estávamos prontos para decolar quando, de repente, sentimos o avião fazer uma manobra de retorno e, em seguida, ouvimos um barulho muito alto. Foi nesse momento que percebemos que algo tinha acontecido”, contou um dos passageiros presentes no voo.
Com a colisão, os dois voos foram cancelados, e os passageiros afetados estão recebendo assistência conforme previsto na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia Azul informou que todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão sendo reacomodados em outros voos. Já a Gol declarou que a aeronave avariada foi enviada para manutenção, e que todos os clientes estão sendo remarcados de acordo com as necessidades e opções oferecidas.
Leia abaixo a nota do Aeroporto de Teresina:
São Paulo, 23 de outubro de 2024 – A Azul informa que, durante o procedimento de taxi no aeroporto de Teresina (PI), na madrugada desta quarta-feira (23/10), a aeronave do voo AD4379 (Teresina-Viracopos) tocou, em solo, a ponta de sua asa com a de uma aeronave de empresa congênere. Todos os Clientes desembarcaram normalmente e em total segurança, valor principal para a Companhia. A aeronave está sendo inspecionada pelo time técnico e, como consequência, o voo precisou ser cancelado.
Os Clientes afetados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Anac, com reacomodação em outros voos. A Azul esclarece, ainda, que está apurando a ocorrência.
Leia abaixo a nota da Gol sobre o acidente:
A GOL informa que a aeronave que faria o voo G3 1787, de Teresina (THE) para Brasília (BSB) nesta quarta-feira (23/10), teve um dos seus estabilizadores atingido por outro avião de companhia congênere, enquanto estacionada no pátio do aeroporto teresinense. O incidente causou danos à aeronave da GOL, que seguiu para manutenção. O voo foi cancelado.
Os Clientes estão sendo acomodados de acordo com as necessidades e facilidades previstas e sendo remarcados para outros voos. Todas as ações referentes ao voo foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da GOL.
Confira a matéria completa abaixo:
Fonte: Iasmin Saraiva, Weslley Mendonça