Os centros de testagens em todo o Piauí estão ampliando seus atendimentos, visando atender à crescente demanda por exames de diagnóstico de doenças, como HIV, hepatites virais e sífilis. A medida faz parte de um esforço conjunto das secretarias estaduais e municipais de saúde, garantindo que mais pessoas tenham acesso a testes gratuitos e de qualidade, facilitando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
De acordo com Cristiana Rocha, coordenadora de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estadual, a ampliação dos serviços é fundamental diante do aumento de casos de sífilis pós-pandemia.
“Estamos disponibilizando testes de HIV, sífilis, hepatite B e C, além de aconselhamento, preservativos, entre outros. Esses serviços estão à disposição de toda a população. É importante destacar que as Unidades Básicas de Saúde, estão qualificadas e também podem realizar esses diagnósticos”, afirmou Cristiana.
Cristiana ressaltou a importância da testagem regular, já que muitas pessoas podem estar vivendo com alguma infecção Sexualmente Trnsmissível (IST) sem saber.
“Muitas pessoas ainda vivem com alguma IST e não sabem. Quem teve algum tipo de relação sexual deve procurar esse serviço para fazer o diagnóstico”, diz a coordenadora.
Com a ampliação dos atendimentos, os centros de testagem estão se esforçando para garantr que mais pessoas tenham acesso aos serviços. É fundamental que a população tenha consciência da importância da testagem e da prevenção.
Confira a entrevista completa abaixo:
Fonte: Iasmin Saraiva