Por Suzanne Arraes
Da TV Antares
Nesse domingo (06), a Arena Verdão Multiuso foi palco de uma das principais competições de jiu-jitsu do Nordeste. A etapa de Teresina do Circuito Norte Nordeste dee Jiu-Jitsu 2023 agitou o público presente com lutas empolgantes. Com início às 9h, atletas de todas as categorias se enfrentaram no ginásio em busca de pontos no ranking nacional da modalidade.
O evento é tradicional no cenário do jiu-jitsu, realizado desde 2003, e é um dos mais importantes da modalidade no estado. O presidente da Federação Piauiense de Brazilian Jiu Jitsu (FPBJJ), Gabriel Souto Maior, explicou que o evento marca os 20 anos de atividade da federação no estado. “Estamos comemorando vinte anos de atividade no estado. Foi um caminho muito longo, quando começamos, tínhamos apenas cento e trinta atletas de jiu-jitsu, hoje temos jiu-jitsu em quase todas as cidades do estado”, reforça o presidente.
Com atletas de várias cidades da região, o Circuito recebeu também lutadores do sul do país. Adiel Brisson Netto, atleta faixa preta, conquistou o ouro na categoria peso pesado e a prata na categoria absoluto. Adriel é natural do Espírito Santo, mas atualmente mora em Caxias (MA), e elogiou a estrutura do torneio. “É a minha primeira vez aqui na Arena Verdão. Foi ótimo participar do evento. Encontramos uma ótima estrutura. Sem dúvidas, o trabalho da Federação, a organização e o espaço nos estimulam a seguir em frente e continuar participando de campeonatos como esse”, destacou o lutador.
O Circuito abrangeu as categorias pré-Mirim até o Absoluto Master, proporcionando oportunidades para competidores de diferentes faixas etárias e níveis de experiência mostrarem suas habilidades no tatame.
A jovem Thalita Araújo, de 16 anos, estreou na faixa azul na Arena Verdão Multiuso com a medalha de ouro na categoria Juvenil, e explicou que participar da competição é importante não só pela questão física. “Participar de um campeonato como esse foi fundamental para a minha caminhada, foi a minha primeira competição com a faixa azul. É importante falar da relevância do esporte, que ajuda tanto na saúde mental quanto na saúde física, não apenas para os atletas de lutas, mas também de outras modalidades”, destaca.
A Arena Verdão Multiuso passou por várias melhorias após a firmação de uma Parceria Público Privada (PPP) que, até o final de 2023, deve receber cerca de R$ 1,5 Milhão em investimentos. O presidente da FPBJJ revela que o retorno ao ginásio é importante para os campeonatos de alto nível no estado. “O Verdão foi a sede de um dos maiores campeonatos de jiu-jitsu que ocorreram no Piauí, em 2012. E estamos conseguindo, depois de 11 anos, voltar aqui, reativando as atividades do ginásio. Estou muito feliz com o Verdão lotado, e a receptividade do público foi ótima, o ginásio ficou muito bonito e só quem tem a ganhar é o esporte”, reforça Gabriel Souto Maior.