O Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) tem o objetivo de alfabetizar 200 mil jovens e adultos do Piauí nos anos de 2021 e 2022. Em União, são 3.198 alunos em sala de aula o que representa cerca de 200 turmas.
A senhora Elenita Silva é uma dessas estudantes. Por ter que trabalhar muito cedo e cuidar dos afazeres domésticos, ela não pode estudar na idade adequada e viu no programa a possibilidade de aprender finalmente a ler e a escrever.
“Eu agradeço a Deus e agradeço as pessoas. Eu simplesmente não sabia ler, apesar de muita gente aqui achar eu já sabia algo, mas eu não sabia. Hoje se alguém me der um texto, com certeza, eu vou fazer direitinho, porque eu tive a oportunidade de estar nesse programa, então eu quero agradecer mais uma vez a todos”, relata a estudante.
Elenita reforça a importância para que outras pessoas na mesma situação busquem a educação como caminho para o crescimento.
“Aqueles que não compareceram na sala de aula, eu quero dizer que só tem a perder e eu só tive a ganhar, porque cada momento, cada minuto que eu estou lá dentro estou aprendendo. Não é tarde para estudar, para conseguir seu objetivo, vamos estudar e aprender, pois é a maior riqueza que existe. Eu não fui pelo dinheiro, eu fui pelo aprender, tão tal que eu não esperei a professora ir até a mim, eu que fui até ela, entrei no programa e estou gostando, o dinheiro não vai pagar o que eu aprendi e sim eu vou conquistar lá na frente com o meu aprender”, finaliza a aluna do Programa AJA.
O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, José Barros Sobrinho revela que o programa envolve diversos atores como os parceiros atuais, toda rede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), organizações civis e sociais, municípios e outras entidades e trabalha com sistema de monitoramento e gestão.
“Além disso, o Programa AJA Piauí mobiliza atores locais em um arranjo institucional, além da elaboração de projetos pedagógicos e plano de ação, visando a concretização de uma política educacional para alfabetização de jovens e adultos, respeitando suas individualidades e características”, completa o superintendente.