Com dois alertas de chuvas intensas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na manhã desta terça-feira (02) todo o Piauí será afetado pelas chuvas. Ambos os comunicados seguem até às 10h desta quarta-feira (03), no entanto, o tempo continuará instável no estado ao longo desta semana.
ALERTA LARANJA (Perigo): Conforme o INMET, este aviso prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta é válido para 182 municípios do Sudoeste, Sudeste, Centro-Norte e Norte piauiense.
ALERTA AMARELO (Perigo potencial): Indica ventos intensos em que as velocidades podem chegar até 60km/h, pancadas de chuvas entre entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia para 65 municípios das mesorregião Sudoeste piauiense.
PREVISÃO ATÉ O DIA 05 DE ABRIL: A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou por meio de um boletim semanal de que para esta semana são esperadas pancadas de chuva em todas regiões do estado. Porém, as chuvas de maior intensidade e mais volumosas estão previstas para a porção do estado que faz fronteira com o Ceará. Conforme indica o mapa abaixo:
QUAL É A CAUSA DESSA CONDIÇÃO? A Zona de convergência intertropical (ZCIT) continuará ativa e influenciando a porção norte, mas irá potencializar ainda mais as instabilidades no interior entre as áreas de divisa com Ceará e Pernambuco, isso porque em baixos níveis da atmosfera a confluência dos ventos está intensa, devido à presença também de um sistema de baixa pressão no oceano.
Acumulados diários de chuva:
Previsão de acumulados diários entre 30 e 50mm. Possibilidade de chuvas isoladas que ultrapassem o quantitativo previsto.