
foto: reprodução
Com o objetivo de reforçar o monitoramento da qualidade dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) deu início, neste mês de maio, às visitas técnicas previstas no Plano Anual de Fiscalização (PAF).
Ao todo, serão visitados 30 municípios piauienses, organizados em seis grupos regionais, com ações distribuídas entre os meses de maio e junho de 2025. As equipes da Diretoria Técnica da Agrespi percorrerão unidades operacionais para avaliar as condições estruturais, operacionais e a conformidade regulatória dos sistemas, ou seja, para conferir o mapeamento realizado pela concessionária da infraestrutura de saneamento já existente na Microrregião de Água e Esgoto do Estado do Piauí (MRAE).
As visitas técnicas reforçam a atuação fiscalizatória da Agrespi, junto à nova concessionária Águas do Piauí, em conformidade com os parâmetros definidos no contrato de concessão da MRAE. Os dados levantados nas inspeções também servirão de base para deliberações futuras do Conselho Diretor da Agência.
“O início dessas vistorias representa um passo fundamental no fortalecimento do nosso papel regulador. A atuação em campo é essencial para garantir que os serviços estejam sendo prestados com qualidade e respeito ao usuário”, destaca a diretora de saneamento, infraestrutura e transporte, Estela Miridan.
Confira o cronograma:
Grupo 1 – 7 a 10 de maio
Municípios: Buriti dos Lopes, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande
Grupo 2 – 12 a 17 de maio
Municípios: Altos, José de Freitas, União, Demerval Lobão, Água Branca, São Pedro do Piauí
Grupo 3 – 19 a 24 de maio
Municípios: Picos, Bocaina, São Julião, Paulistana, Paquetá, Dom Expedito Lopes, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato, Bonfim do Piauí, São Braz do Piauí
Grupo 4 – 27 a 30 de maio
Municípios: Amarante, Floriano, Uruçuí
Grupo 5 – 2 a 07 de junho
Municípios: Bom Jesus, Riacho Frio, Cristalândia do Piauí
Grupo 6 – 9 a 14 de junho
Municípios: Barras, Batalha, Luzilândia, Cocal, Brasileira, Pedro II, Castelo do Piauí