Da Redação
O Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco realizará a emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH), de 20 a 24 de novembro. O posto itinerante funcionará das 7h30 às 13h30 para atendimento dos servidores, familiares e mutuários que desejarem atualizar o documento.
A nova Carteira de Identidade Nacional é um documento fundamental na vida de todos os cidadãos, servindo como comprovação de identidade em diversas situações, como no acesso a serviços públicos, votação, abertura de contas bancárias e muitos outros. Por isso, a iniciativa de oferecer a emissão gratuita da CIN representa um grande benefício para a comunidade.
“Estamos orgulhosos de trazer este importante serviço não apenas para nossos servidores, mas também para o público que busca diariamente os serviços da ADH. A emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional é uma ação que promove a inclusão e a cidadania, garantindo que todos tenham acesso a um documento de identificação seguro e atualizado”, destaca Carlos Edilson, diretor-presidente da ADH.
O posto itinerante do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco visa a facilitar o acesso, proporcionando uma oportunidade para aqueles que talvez não tivessem condições de adquirir a nova carteira de identidade de outra forma. Além disso, a nova CIN traz melhorias em relação à versão anterior, como a inclusão de dispositivos de segurança mais avançados, o que contribui para a prevenção de fraudes.
Documentos necessários:
Para solicitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento atualizada com selo de verificação (original e cópia); cópia do CPF; cópia do comprovante de residência.
Também podem ser incluídas no documento as seguintes informações (opcional):
– NIT/PIS/Pasep
– CNH
– Título de eleitor
– Tipo sanguíneo
– Carteira profissional
– Certificado de reservista (se homem)
– Cartão do SUS
– Laudo médico (para pessoas com deficiência)
É importante que os servidores e familiares interessados em acessar o serviço já iniciem o processo de busca e separação da documentação necessária para a emissão da nova Carteira de Identificação. Não serão aceitas certidões de nascimento/casamento que não estejam atualizadas com o selo de verificação.