A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) determinou 75% da frota de ônibus circule em Teresina neste domingo (2). A ampliação de frota é devido ao primeiro turno das eleições, que vão eleger presidente, vice-presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais.
Ao todo são 273 veículos na cidade e 205 irão circular no dia das eleições.
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou por meio de nota que irá disponibilizar a frota de ônibus, que atenda as necessidades dos passageiros, contudo o aumento da frota somente é possível se o poder público financiar, de forma antecipada esse custo. Aos fins de semana, o transporte público em Teresina opera com 30% da frota.
A ordem de serviço da Strans determina que os ônibus circularão durante todo o dia, distribuídos por todas as zonas da cidade, com maior fluxo, nos horários da manhã e no final da tarde, para atender aos usuários do transporte público que necessitam se deslocar para os locais de votação.
A Strans também informou que irá fiscalizar o cumprimento da ordem por meio do georreferenciamento (GPS) nos veículos e pelo sistema CITGIS, e caso seja verificado o descumprimento na prestação do serviço aos usuários, a fiscalização irá tomar as devidas providências, e caso seja necessário, a empresa que descumprir a ordem de serviço poderá ser autuada.