A Equatorial Piauí firmou parceria com o Governo do Piauí, para o financiamento de projetos esportivos e de turismo. O ato marcou a adesão aos novos editais que são dos sistemas de ensino ao turismo e ao esporte pelo estado nos moldes do que já acontece na cultura.
Segundo o gerente de área tática de experiência do cliente da distribuidora de energia, Joaquim Milhomem, o incentivo aos projetos de turismo e esporte, além da ampliação aos projetos de cultura, fazem parte da política de responsabilidade social da empresa.
“Nós estamos dando um passo no sentido de ampliar as nossas práticas de responsabilidade social, ampliando também as nossas políticas de apoio a cultura, nós já vínhamos com uma atuação bastante forte desde que chegamos aqui, e agora ampliamos também prosseguimentos de esporte e turismo. Então pra ter uma ideia desde que nós chegamos aqui, começamos a a trabalhar lançando mão aí da da lei estadual de de incentivo à cultura, nós já apoiamos mais de 250 projetos nestes um pouco mais de cinco anos. E agora avançamos também para projetos de apoio de esporte e também turismo. Nesse ano, nós vamos apoiar 41 projetos ainda e apoiaremos os primeiros 19 projetos na área de esporte. Então é a Equatorial avançando para além dessas responsabilidades enquanto distribuidora de energia elétrica”, destacou.
Desconto no ICMS
O secretário de Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, explicou que o financiamento é uma contrapartida oferecida pelo Estado de desconto no ICMS para empresas que investem nos projetos selecionados pelos sistemas de incentivo à cultura, ao esporte e ao turismo.
“O Estado tem um benefício onde formou três fundos. No fundo da cultura que já tem há décadas, já funciona, e aí foi criado já pra esse ano o fundo, nesse mesmo formato da cultura, na área do turismo e na área do esporte. Como é que funciona isso? Na verdade você pega algumas empresas que têm ponto de emenda a pagar, essas empresas aportam recurso para esses projetos e elas abatem esse valor no ICMS que elas têm a pagar”, explicou.
O secretário de Turismo, Zé Neto Monteiro, conta que cerca de 100 projetos de turismo foram selecionados pela pasta e, parte deles, será financiado pela Equatorial.
“Hoje a gente assina o termo de cooperação, onde nós teremos recursos dessa contrapartida social para o sistema de incentivo ao turismo que é o setor né? Nós temos aí habilitados mais de cem projetos dentro do SIATUR, que estão aptos a receber investimentos, ou seja, cadeia produtiva do turismo, pequenos eventos, de artesanato, música de qualificação de roteiros, de roteirização, de sinalização turística, de abertura de novos rotas que vão ser contemplados”, citou.
A secretaria de Esportes, Josiene Campelo, cita que o financiamento é fundamental para descentralizar o esporte no Piauí.
“Já tinha financiamento com os projetos da cultura, do turismo e agora também entrou esse ano em vigor a lei de incentivo ao esporte, e não poderia ser diferente esse grande grupo também no nosso projeto. Nós iremos aprovar projetos importantes pro desenvolvimento do estado e pra fomentar e descentralizar cada vez mais o esporte”, disse.
O secretário de Cultura, Carlos Anchieta, conta que o sistema de incentivo à cultura já tem apoiado muitos projetos e agradece o apoio da distribuidora.
“A Equatorial já está conosco com a cultura do estado do Piauí desde a sua chegada ao estado do Piauí. Eu até sempre falo, a empresa impulsiona a cultura do estado do Piauí e hoje numa solenidade como esta, a gente fica muito feliz que agora não só os artistas, mas os atletas, os projetos que envolvem o turista aí na nossa cidade também fazem parte desse tipo de patrocínio do Governo do Estado junto a Equatorial”, citou.
Importância do incentivo
Quem já tem contado com o apoio dos incentivos da Equatorial, celebra a expansão. O ator e produtor cultural Francisco Pelé conta que o incentivo financeiro para os projetos no teatro foram imprescindíveis para que eles prosseguissem.
“Permite que eventos como o Festluso possam ser realizados. Nós somos financiados pela Equatorial Piauí há cinco anos. Nós somos um grupo que abriu a cartela de patrocínios da empresa, não só o testemunho de espetáculo nosso, edição de livro então é de fundamental importância”, frisou.